Com a aproximação do Carnaval, começa o burburinho e agitação na ilha Terceira, ansiando estes dias de euforia.

Diferente dos diversos carnavais existentes ao redor do mundo, o Carnaval da ilha Terceira distingue-se pela sua singularidade, movimenta milhares de pessoas por toda a ilha durante os cinco dias, entre a sexta-feira a terça-feira.

Caracteriza-se por dezenas de grupos de pessoas a subirem aos vários palcos espalhados pela ilha, vestidos a rigor, para dançar as danças e bailinhos ensaiados durante os meses que antecedem esta época. Esta manifestação popular tem lugar pelos mais de trinta salões dispersos por toda a ilha, que se enchem de pessoas até de madrugada para assistir às atuações que por lá vão passando.

 

Bailinho em atuação. Fotografia de José Toste.

 

Estas danças e bailinhos podem ser: danças de pandeiro, onde o puxador faz uma coreografia com um pandeiro, danças de espada, os bailinhos e as comédias.

Considerado uma das maiores manifestações de teatro popular em todo o mundo, são centenas de atuações para milhares de espectadores assíduos e cedentes por chegar estes dias de carnaval. Entre as atuações lá se dirige o público aos bares dos seus salões para comer mais bifana ou uma filhós de forno sobre as quais falaremos noutro artigo.

 

Bailinho em atuação, na parte do “enredo”. Fotografia de José Toste.

 

A ilha Terceira transforma-se num palco de atores e de músicos e cheia de animação e euforia, onde dormir não é uma prioridade mas sim aproveitar ao máximo esta época.

É sem dúvida uma das épocas ideais para visitar a ilha Terceira e conhecer o lado festeiro desde povo!

Deixamos algumas sugestões relativas ao carnaval:

App de Carnaval na Terceira:

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.cybermap.carnavalilhaterceira&hl=pt_PT

Nesta app não só pode ver quais os grupos que atuam no carnaval mas também os salões, bem como a coordenadas com orientação por GPS.

Reportagem Imagens de Marca: https://www.youtube.com/watch?v=L-PeYZOtvBU