Com a aproximação do Carnaval, começa o burburinho e agitação na ilha Terceira, ansiando estes dias de euforia.
Diferente dos diversos carnavais existentes ao redor do mundo, o Carnaval da ilha Terceira distingue-se pela sua singularidade, movimenta milhares de pessoas por toda a ilha durante os cinco dias, entre a sexta-feira a terça-feira.
Caracteriza-se por dezenas de grupos de pessoas a subirem aos vários palcos espalhados pela ilha, vestidos a rigor, para dançar as danças e bailinhos ensaiados durante os meses que antecedem esta época. Esta manifestação popular tem lugar pelos mais de trinta salões dispersos por toda a ilha, que se enchem de pessoas até de madrugada para assistir às atuações que por lá vão passando.
Estas danças e bailinhos podem ser: danças de pandeiro, onde o puxador faz uma coreografia com um pandeiro, danças de espada, os bailinhos e as comédias.
Considerado uma das maiores manifestações de teatro popular em todo o mundo, são centenas de atuações para milhares de espectadores assíduos e cedentes por chegar estes dias de carnaval. Entre as atuações lá se dirige o público aos bares dos seus salões para comer mais bifana ou uma filhós de forno sobre as quais falaremos noutro artigo.
A ilha Terceira transforma-se num palco de atores e de músicos e cheia de animação e euforia, onde dormir não é uma prioridade mas sim aproveitar ao máximo esta época.
É sem dúvida uma das épocas ideais para visitar a ilha Terceira e conhecer o lado festeiro desde povo!
Deixamos algumas sugestões relativas ao carnaval:
App de Carnaval na Terceira:
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.cybermap.carnavalilhaterceira&hl=pt_PT
Nesta app não só pode ver quais os grupos que atuam no carnaval mas também os salões, bem como a coordenadas com orientação por GPS.
Reportagem Imagens de Marca: https://www.youtube.com/watch?v=L-PeYZOtvBU